sábado, 19 de fevereiro de 2011

Clip da Enfermagem

15 comentários:

  1. O clip de Enfermagem retrata muito bem a profissão de Enfermeiro. Nele é possivel verificar que é o Enfermeiro que passa grande parte do seu tempo com os seus clientes, nas diferentes etapas do ciclo vital. É nele que se procura apoio e é dele que vem este apoio para todos os que necessitam. Gostei especialmente de ver retratado no clip a cara de felicidade dos clientes, pois nem sempre são tristezas. É com os pequenos ganhos que se faz boa Enfermagem.
    Indo ao encontro do texto "Do Silêncio à voz", há dois aspectos que gostaria de realçar e que estão presentes no clip. O primeiro é o facto de a Enfermagem ser uma ciência e por isto há que ter duas competências, a do saber saber e a do saber fazer. Como foi dito no texto anteriormente referido, as pessoas pensam que os enfermeiros não são dotados de grandes técnicas e de conhecimento. Outro aspecto vem retratado num abraço que o cliente dá a uma enfermeira´. Nós, futuros enfermeiros, também temos que reconhecer um obrigado, é a melhor forma de nos sentirmos recompensados.

    Marlene Raposo

    ResponderEliminar
  2. O clip de Enfermagem retrata muito bem a profissão de Enfermeiro. Nele é possivel verificar que é o Enfermeiro que passa grande parte do seu tempo com os seus clientes, nas diferentes etapas do ciclo vital. É nele que se procura apoio e é dele que vem este apoio para todos os que necessitam. Gostei especialmente de ver retratado no clip a cara de felicidade dos clientes, pois nem sempre são tristezas. É com os pequenos ganhos que se faz boa Enfermagem.
    Indo ao encontro do texto "Do Silêncio à voz", há dois aspectos que gostaria de realçar e que estão presentes no clip. O primeiro é o facto de a Enfermagem ser uma ciência e por isto há que ter duas competências, a do saber saber e a do saber fazer. Como foi dito no texto anteriormente referido, as pessoas pensam que os enfermeiros não são dotados de grandes técnicas e de conhecimento. Outro aspecto vem retratado num abraço que o cliente dá a uma enfermeira´. Nós, futuros enfermeiros, também temos que reconhecer um obrigado, é a melhor forma de nos sentirmos recompensados.

    Marlene Raposo

    ResponderEliminar
  3. Para se ser enfermeira é preciso ter gosto naquilo que se faz, como costumo dizer a partir do momento que entro no serviço esqueço um pouco dos meus problemas e meto um sorriso na cara, pois é esse sorriso, é o tal toque que faz os nossos utentes sentirem-se acarinhados e com força para enfrentar mais um dia. E sair de um dia e ter tantas histórias para contar, umas melhores e outras menos boas...mas são histórias que nos farão pensar que amanhã, será mais uma página escrita, por histórias e situações, do meu livro enquanto enfermeira.
    Verónica Correia

    ResponderEliminar
  4. No primeiro ano de licenciatura ouvi a seguinte pergunta "Porque vieram para enfermagem?" mas ao mesmo tempo que fizeram essa pergunta disseram o seguinte "Não me digam que foi por vocação, hoje em dia não vêm para enfermagem por vocação", sinceramente pensei, reflecti, deixei o tempo passar, amadurecer um pouco... e a verdade é que sim, há quem esteja em enfermagem por vocação. Como retrata no vídeo não é qualquer pessoa que está pronta para "estar sempre lá de alma e coração" não é qualquer um que cuida, que olha com outros olhos. Na minha opinião ser enfermeiro é especial, é dar de nós ao outro sem pedir nada em troca. É reconfortante ver um sorriso, ouvir um obrigado, sentir que mesmo que o final não tenha sido o mais feliz tivemos lá, demos o nosso melhor, é tão bom ser reconhecido na rua por termos feito um bom trabalho.

    Ânia Sofia Caetano da Silva

    ResponderEliminar
  5. Esse clip devia passar na comunicação social, para que as "outras" pessoas, tivessem a noção que ser enfermeiro é muito mais que fazer um penso ou dar uma injecção. Ser enfermeiro é acompanhar a pessoa ao longo do seu ciclo vital tentando dar resposta a cada uma das suas necessidades, não só fisicas mas também psicológicas, sociais etc...Atendendo a que cada ser é um ser e cada problema é resolvido de forma única.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião o clip de Enfermagem exemplifica muito bem o que é isto de ser enfermeiro e a Enfermagem! Gostei de ver que o clip retrata aquilo que diariamente milhões de enfermeiros por este mundo fora, que é estar presente na vida das pessoas quando elas mais precisam, seja em situação de doença ou na prevenção da mesma e promoção da saúde! foi também agradável ver que o clip mostrar a interessante cliente/enfermeiro ao longo de todo o ciclo vital, pois este é o verdadeiro trabalho do enfermeiro.
    Eu defendo que é importante ter vocação para se ser enfermeiro, pois é uma profissão que por vezes nos põe em situações mais dificeis e que vão exigir muito de nós. Para mim ser enfermeiro é estar disponivel, presente para o bom e para mau e isto muitas vezes não é fácil, é entrar no nosso serviço e estar de cara alegre mesmo quando não estamos, é estar ali para o outro e não esperar que ele nos deu nada em troca, por isso é que escolhi esta profissão e tenho muito orgulho nela.
    Ainda há bem pouco tempo me aconteceu uma situação muito engraçada, que foi cruzar-me com um senhor que tinha sido meu cliente no 2ºano e vê-lo a olhar para mim com a sensação que conhecia a minha cara, então sorri para ele e ele retribuiu, depois aproximou-se de mim e disse:" a senhora é a enfermeira que cuidou de mim quando fui operado, não é?", isto para mim foi tão importante porque foi a primeira vez que tive a noção que os meus cuidados tinham tido efeitos positivos em algúem!
    É por isso que quando me dizem porque é que não escolheste outra profissão que eu digo porque é esta que me realiza!

    Joana Isabel Cordeiro Carvalho

    ResponderEliminar
  8. Quando se escolhe uma profissão somos influenciados por um conjunto de referências, conceitos, factores e imagens que fomos construindo ao longo da nossa vida. Há uns tempos atrás, muitas pessoas escolhiam uma profissão tendo por base a vocação. Hoje em dia maior parte das pessoas escolhe uma profissão tendo por base o "desenrasque". Acredito piamente que as pessoas que decidem enveredar pela profissão de enfermeiro, escolhem-na por gosto a esta, pois é uma profissão que nos dá constantes desafios. Podia falar de algumas coisas que me influenciaram na minha escolha, mas levaria uma eternidade.
    Como as colegas referiram anteriormente, ser-se enfermeiro implica muito mais do que prestar cuidados. Já há algum tempo, li num blog algo com que identifiquei-me e dizia mais ou menos assim "Ser-se enfermeiro é tudo aquilo que eu mais ambiciono na vida. É uma maneira de estar, de se apresentar ao mundo de braços abertos. É um olhar atento ao pormenor que foge da visão do senso comum. É uma forma de viver com e para o próximo, sem nunca deixar a nossa personalidade. É estar presente, mesmo quando se está ausente. É a palavra dita na hora certa à pessoa certa. É reparar em tudo e em mais alguma coisa que mais ninguém repara no cliente. É acordar e saber que somos utéis hoje e sempre. É querer o melhor, mesmo que a situação seja menos boa."
    Como ouvimos constantemente dizer que "um enfermeiro é gente que cuida de gente" para mim ser-se enfermeiro é uma arte, é um mito, gratificante, é algo mágico!

    Romina Corvelo

    ResponderEliminar
  9. O clip acima postado mostra uma visão muito diferente da que a nossa sociedade pensa da profissão de enfermeiro. Gotei particularmente da parte em que mostram que a enfermagem passa muito pelo contacto com as pessoas, pela comunicação, quer verbal quer não verbal, e isso realmente deixa-me, em certa parte orgulhosa pela profissão que em parte já pertenço, porque queiramos quer não, estamos a passar a imagem da profissão mesmo durante os estágios, apesar de estarmos ainda a aprender já começamos a ser alguma pessoa de referência para familiares que nos vêm pela enfermaria, e já começam a abordar-nos quando têm dúvidas/receios.
    Outra parte importante da profissão é que é necessário muitos profissionais deixarem de pensar que ao simplificarem a informação dada estão a "descer" ao nível do utente/familiar. Esta ideia leva a que o enfermeiro se julgue numa posição de superioridade, o que não é verdade, até arrisco mesmo a dizer que em muitas alturas o utente/familiar têm mais conhecimentos que nós. Não é por não saberem que se tiverem a glicémia capilar abaixo de 120mg/dL, a tensão arterial inferior a 120/80mmHg, que têm de ter cuidados com o sódio, aquando de retenção urinária pois leva a um aumento da mesma o que pode levar a n situações patológicas...efectivamente eles passam pelas consequências destas directrizes quando falhadas, nós sabemos que podem ocorrer cefaleias devido à TA elevada, ele sentem estas cefaleias, eles sentem o mal estar, eles sabem que quando sentem aqueles sintomas não consegue render no trabalho ou em qualquer tarefa, nós "apenas" sabemos o que poderá acontecer; e a mensagem muitas vezes passada é que a falta de conhecimento do utente é por inferioridade de capacidades, agora digo, inferioridade é a nossa quando nos julgamos superiores não querendo explicar a situação, porque muitas vezes não conseguimos explicá-las em situações mais práticas porque não sabemos.
    Isto leva-me a quê? Leva-me a pensar que as pessoas podem não nascer especificamente para serem enfermeiros, mas que a sua personalidade e forma de ser e ver os outros influencia e muito o seu sucesso nesta área. Entre uma pessoa que preocupa-se com a dor/sofrimento dos outros, claro que mantendo o distanciamento necessário para poder actuar, e uma pessoa que em nada se importa com o que se passa com a pessoa ao lado, ambos poderiam ser enfermeiros, mas o primeiro tenho a certeza que seria o que seria um enfermeiro completo, pois teria em conta o sofrimento/situação do outro, e o segundo seria aquele que faria um brilharete com as novas tecnologias de bombas, seringas, monitores, etc. Não é importante também, claro que sim, mas também não podemos esquecer que esta profissão, ou melhor, esta vida é a cuidar de pessoas, e não a tratar pessoas, não olhando a quem mas sim a quê.
    E, para finalizar, é importante vermos, e este clip mostra-nos, como é importante o nosso papel na vida das pessoas, doentes ou não, pois elas precisam de ter algum apoio quando necessitam, o que acontece em casos de doença, pela vulnerabilidade que a situação provoca. E neste curso aprendi, se tenho problemas, os utentes não têm culpa, se estou de mau humor (que diga-se que é muito raro) eles não são a causa, e se não sei o que dizer um sorriso ou o próprio silencio podem ser muito mais acolhedores do que horas de conversa sem interesse.

    E como ouço várias vezes utentes dizerem: "Um sorriso das meninas/os até ajudam mais a passar as dores que os comprimidos que tomo"
    ;)

    Alexandra Manuela Almeida de Medeiros

    ResponderEliminar
  10. Fiquei muito sensibilizada com esse clip, as coisas que se sentem são difíceis de transmitir. Em relação a esta profissão sinto, e o que sinto é bom, gratificante, e ainda não construi uma verdadeira imagem desta, porque ainda é muito prematuro, contudo, já é um bom e grande começo. Se pudesse transmitir o que sinto quando vejo um sorriso de quem cuido, precisava de mil músicas e imagens para o descrever. De facto as imagens reportam na sua globalidade do que é a nossa profissão, no entanto, só quem a praticar é que saberá o que todos nós colegas sentimos.

    Joana Sousa

    ResponderEliminar
  11. Aqui está um bom exemplo de que uma imagem vale mais que mil palavras, neste caso umas imagens valem mais que qualquer definição do que é a enfermagem. Esta é a profissão que acompanha a pessoa em todo o seu cilclo vital, ou seja, começa no planeamento familiar, depois saúde materna, infância, adolescência, idade adulta e velhice, para não falar no acompanhamento aos deficientes, toxicodependentes, doentes entre outros. Por mais especifica que seja a situação/condição da pessoa existe um profissional de Enfermagem ao seu lado tanto na saúde como na doença
    É uma profissão que não é feita apenas de pessoas com conhecimentos tecnicos em saúde. São pessoas com conhecimentos da saúde daquela pessoa que neste momento está à nossa frente, que muitas vezes a contribuição de Enfermagem para essa pessoa é apenas a presença, uma conversa ou um gesto.
    Pessoas diferentes ajudam pessoas diferentes a sentirem-se diferentes.

    Lázaro Rodrigues

    ResponderEliminar
  12. Todas as profissões têm um fim óbvio e comum, que é o de fazer ganhar dinheiro a quem as exerce. Além disso, cada uma terá a sua “beleza”, ou seja, o que a define e diferencia das outras.

    Penso que não é preciso dom para ser enfermeiro, é preciso sim gostar das pessoas e “acreditar no que de bom há no homem” (Anne Frank). De facto o que faz a Enfermagem são as pessoas. É aquilo que os enfermeiros dão além dos cuidados (um pouco de si) e é também aquilo que recebem além do ordenado (a sensação de ter mudado alguma coisa na vida de alguém e ter feito um bom trabalho).

    Para as pessoas, penso que mais do que o receber cuidados é arranjar forças/conhecimentos para seguir em frente após uma situação de crise/mudança/ ruptura com o que foi até ali.

    Acredito que a letra da música toca no essencial desta profissão :
    “Help me find my way
    I'm like a bird in the sky
    You helped me to fly
    Fly away
    Fly away
    Back home... back home”

    Na minha opinião, nós, enfermeiros (ou futuros), ajudamos os outros a voar, com ligaduras nas asas ou nas patas, com um novo rumo, ou seja... com mais saúde, mais conhecimentos, mais mudados e consequentemente mais adaptados à sua nova situação de saúde/doença.

    Sara Pereira

    ResponderEliminar
  13. Por vezes é dificil fazer o outro entender o que é a nossa missão. A nossa missão é cuidar do outro em todo o seu ciclo vital, prestando cuidados mesmo nas alturas mais críticas da vida de um ser humano. Temos de dizer sempre sim à vida, mas por vezes a vida parecemos tão cruel que é necessário respirar fundo e trazer o que ela tem de melhor e melhorar a vida do outro à nossa frente. Rimos, choramos, trememos e as vezes quase que o coração pára, são tudo emoçoes que trazemos conosco enquanto pessoas, mas que na nossa profissão muitas vezes elas estão bem patentes apesar de que com o passar dos anos às vezes tendemos a esconde-las por necessitarmos de barreiras à dor. É uma profissão maravilhosa a quem está destinada a ela, porque só corre por ela quem tem gosto nela. Paula Cristina Soares

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente só quando as pessoas passam por situações em que são hospitalizadas ou necessitam de cuidados de enfermagem é que realmente percebem quão importante é este profissão. Cabe aos enfermeiros e a nós futuros profissionais saber defende-la da melhor maneira.
    É perfeitamente impossível imaginar um hospital sem enfermeiros e por algum motivo é que esta é a classe maioritária. É porque os nossos cuidados são realmente importantes e necessários. Seja no hospital, seja num avião, seja num bar, a presença de um enfermeiro poderá fazer toda a diferença em caso de algum problema de saúde.
    O facto de existir o dia do enfermeiro deixa-me bastante orgulhosa.


    http://www.youtube.com/watch?v=QAWjW1-0kXc

    Deixo aqui o link de uma pequena entrevista a Miguel Portas, que despertou para a importância desta classe a que muitas vezes não é dado o devido valor. "os enfermeiros são o coração do hospital”.

    Carolina Benevides

    ResponderEliminar
  15. Quando anunciei à minha família que queria ser enfermeira, foi encarado com orgulho e não fui questionada quanto à minha decisão. O mesmo não se poderá dizer relativamente a determinados conhecidos. Ainda hoje há pessoas que e questionam: “Enfermagem? Mas não preferia Medicina?”; Explicar às pessoas que a Medicina nunca fez parte dos meus planos é, por vezes, algo dificil, pois parecem acreditar que só vai para enfermagem quem não tem capacidades para tirar Medicina – isto para mim é algo muito frustrante.
    Confesso que quando inciei o curso de Licenciatura em Enfermagem, tinha realmente uma noção muito básica e simplista do que significava ser enfermeiro, mas desde lá, aprendi que Enfermagem é um mundo complexo e de grande importância para o SNS.
    É verdade também que muitas vezes os enfermeiros são desvalorizados na sociedade, mas quando estas mesmas pessoas têm um filho (por exemplo), e são acompanhadas pelos enfermeiros em consultas de Saúde Infantil, passam a ter outra perspectiva sobre a importância da nossa profissão. Foi ainda há pouco tempo que, em campo de estágio, um cliente disse-me que a nossa profissão era muito nobre e que sentia-se muito bem cuidado pelos enfermeiros do serviço – e que mereciamos reconhecimento. Este cliente deixou, em escrito, a importância que os enfermeiros tiveram para si ao longo da sua recuperação. Muitas pessoas quando são internadas pelas primeira vez, pensam que vão ser muito acompanhadas fisicamente pela classe médica, mas depressa se apercebem que são acompanhados diariamente, a todas a horas do dia, pelos enfermeiros e que muitas vezes, só vêem o seu médico novamente para serem observados aquando da alta clínica.
    Concordo com o Dia do Enfermeiro, pois considero que sejamos uma classe profissional muito importante para a promoção da saúde, da reabilitação e prevenção de doenças em todos – no entanto penso que este dia deveria ser comemorado com toda a sociedade, de forma a dar novo conhecimento sobre o que significa ser enfermeiro e ser cuidado por um enfermeiro.

    Alexandra Andrade

    ResponderEliminar