sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cuidados Paliativos 2/3

3 comentários:

  1. Para além da necessidade e importância de proporcionar o máximo de qualidade de vida ao doente em fase terminal, torna-se também de extrema importância acompanhar a sua família, bem como atender as necessidades desta.
    É extremamente importante acompanhar a família de um doente em fase terminal, bem como no processo de luto.
    Deste modo, saliento mais uma vez a importância dos cuidados paliativos bem como das equipas de saúde que desenvolvem este trabalho extremamente gratificante...
    É importante proporcinar o máximo de qualidade de vida tanto ao doente em fase terminal como também à sua família.

    Raquel da Conceição Medeiros

    ResponderEliminar
  2. A doença não afecta um órgão, não afecta um sistema, não afecta um indivíduo, mas sim uma pessoa que está inserida numa família, numa sociedade, que alteram toda a dinâmica.
    É necessário cada vez mais ter forma de fazer face a estas situações, uma vez que a população está a envelhecer, e cada vez mais há pessoas com doenças crónicas com familiares directos que querem cuidá-los, mas que não pode deixar de trabalhar,pois ficam sem sustento.
    O acompanhamento dado às famílias quer durante o processo de doença, quer durante o processo de luto dita, em larga escala, a qualidade de vida de inúmeras pessoas, pois ninguém vive sozinho. Por isso mesmo, e com a política, que muito escreve e que pouco põe em prática, tenho pena de viver num país em que existem pessoas com capacidades para revolucionar o mundo e marcar a diferença na vida de muita gente, mas não tem condições de o fazer porque não são prioridades, uma vez que levam a gastos e não ao aumento da economia do nosso país...


    Alexandra Manuela Almeida de Medeiros

    ResponderEliminar
  3. os cuidados paliativos vão muito para além do alivio fisíco dos sintomas. Um enfermeiro de cuidados paliativos não pode nunca esqucer que pessoa que está doente está para além da doença fisíca tem desejos vontade e sonhos que tem de ser tidos em ateñção, não é por ter uma doença incurável que deixa de ser pessoa.
    Nas aulas de cuidados continuados quando falavamos em cuidados paliativos foi-nos apresentanda uma música que deveras mudou a minha forma de encarara os cuidados paliativos...

    Voar

    Tim

    Eu queria ser astronauta,
    O meu país não deixou,
    Depois quis ir jogar à bola,
    A minha mãe não deixou.

    Tive vontade de voltar à escola,
    Mas o doutor não deixou,
    Fechei os olhos e tentei dormir,
    Aquela dor não deixou...

    Ó meu anjo da guarda,
    Faz-me voltar a sonhar,
    Faz-me ser astronauta,
    E voar...

    O meu quarto é o meu mundo,
    O ecran é a janela,
    Não choro em frente à minha mãe,
    Eu que gosto tanto dela.

    Mas esta dor não quer desaparecer
    Vai-me levar com ela...

    Ó meu anjo da guarda,
    Faz-me voltar a sonhar,
    Faz-me ser astronauta,
    E voar...

    Acordar meter os pés no chão,
    Levantar, pegar no que tens mais à mão,
    Voltar a rir, voltar a andar, voltar, voltar...
    Voltarei... (8x)

    Acordar, meter os pés no chão,
    Levantar, pegar no que tens mais à mão,
    Voltar a rir, voltar a andar, voltarei...


    Séfora Falcão

    ResponderEliminar