quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Florence Nightingale

5 comentários:

  1. Florence tinha uma grande paixão pela matemática e pela estatística e por isso não admira que tenha usado o seu conhecimento para criar o diagrama de área polar ou "coxcombs" (cristas). Estes diagramas eram utilizados para representar graficamente as taxas de mortalidade durante a guerra da Criméia (1854-56). O seu conhecimento matemático foi útil para se valer das informações recolhidas para o cálculo das taxas de mortalidade nos hospitais. Estes cálculos mostravam que uma melhoria nas condições sanitárias resultaria num decréscimo no número de mortes. Em fevereiro de 1855 as taxas de mortalidade caíram de 60% pra 42,7%. Através do estabelecimento do suprimento de água fresca bem como da utilização de fundos próprios para comprar frutas, vegetais e equipamentos hospitalares, a taxa de mortalidade na primavera caiu para 2,2%.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante.
    Já agora aconselho o livro escrito pela própria: Notes of Nursing, já traduzido para português como "Notas de Enfermagem" http://www.lusociencia.pt/Livros_Notas_Enf.shtm

    E na biblioteca da nossa Escola há um livro muito interessante "Nightingale's Conspiracy" - dá que pensar.

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia a referência, mas ainda não tive oportunidade de ler. Penso que obras destas deveriam ser de leitura obrigatória nos curso de Enfermagem. Nem sempre damos o valor real à obra da Senhora Florence Nightingale. Dever-se-ia atribuir mais do que simplesmente o papel de matriarca da Enfermagem. Eu próprio não conheço toda a sua Biografia. Para isso serve também este blog. Obrigado Paula pela referência e espero que muitos fiquem curiosos e leiam Notas de Enfermagem.

    ResponderEliminar
  4. Apreciei bastante a história, resumida, presumo eu, de Florence Nightingale. Acredito que haja muitos mais feitos conseguidos pela Senhora.
    Não só se vê todo o empenho da Senhora em dedicar-se aos que precisam de ajuda bem como toda a devoção e o querer fazer sempre mais pelo outro.
    Para além desta maravilhosa história, esta grande Senhora pude também contribuir para o melhoramento das condições sanitárias que hoje tanto se fala e que são essenciais nos serviços de saúde, sendo fundamentais para a recuperação de variadas doenças.
    Concordo com o Prof. José Carlos quando refere que devia ser de leitura obrigatória obras desse género. Acho que falta-nos (alunos) a história de Enfermagem, afinal de contas trata-se de uma ciência.
    Agradeço, também, à Prof. Paula pela referência. Às vezes desconhecemos o que temos ao nosso alcance e que pode-nos enriquecer como alunos e como futuros enfermeiros.

    Marlene Raposo

    ResponderEliminar
  5. Não podia deixar de comentar este conjunto de vídeos, uma vez que enriqueceram em muito o meu conhecimento sobre esta Senhora! É de salientar todo o seu trabalho na ajuda ao outro e a dedicação com que o fazia.
    Concordo plenamente com a minha colega Marlene, quando diz que nos falta a história da Enfermagem, porque muitas vezes não temos a noção correcta de como realmente aconteceram as coisas.
    Fiquei bastante curiosa em relação ao livro de que falou a prof. Paula, uma vez que gosto de conhecer uma pouco mais sobre a enfermagem e ao mesmo tempo também gosto muito de ler.
    Em tempo oportuno irei certamente ler a obra referênciada.

    Joana Isabel Cordeiro Carvalho

    ResponderEliminar